segunda-feira, 11 de abril de 2011

Exemplo do que não seguir

 O Americana Futebol chegou há pouco tempo aqui na cidade. Time de empresários, vindos de Guaratinguetá e que aos poucos vai tentando ganhar a confiança da população e da torcida americanense. Tarefa que não é tão fácil, já que o time daqui sempre foi o quase centenário Rio Branco.

Este texto não visa discutir ou comentar aspectos táticos e técnicos da equipe. Isso pode muito bem ser discutido no caderno de esportes. O que eu quero é falar sobre a parte externa do time, o que envolve a equipe, a cidade e o espetáculo em si.

No último domingo o Santos jogou em Americana. O Santos de Neymar, de Ganso e agora de Muricy Ramalho. Boa parte das atenções estavam voltadas para a nossa cidade, já que o jogo foi transmitido para grande parte do país. E a equipe de Americana, através de seus organizadores, fez um papelão.

O jogo foi 0 a 0, o que pode ser considerado um bom resultado para um time pequeno. Mas aquele início de jogo foi um dos mais ridículos que eu já vi.

Pouco depois dos jogadores subirem ao gramado, começou uma queima de fogos. Queima esta que parecia não ter fim. Não se respeitou o Hino Nacional como deveria, muito menos o singelo minuto de silêncio pela morte das crianças de Realengo.

Os jogadores estavam visivelmente constrangidos. A TV que transmitia o jogo teve que desligar os microfones no campo, e só então se fez o minuto de silêncio. Claro que essa homenagem só pode ser feita por quem assistia pela TV, já que os torcedores que compareceram ao estádio não puderam fazer o mesmo.

É de se espantar que uma equipe que veio pra cá com um discurso de profissionalismo faça papel tão ridículo num jogo tão importante. Todos sabiam que seriam feitas homenagens aos acontecimentos da última semana. Enquanto o Corinthians em seu jogo teve uma das atitudes mais bonitas da semana, onde estampou o nome de cada criança na camisa de seus jogadores, o Americana Futebol preferiu soltar fogos.

Lamentável, pra não dizer que foi ridículo. Torcedores não se ganha no grito, na base do rojão tentando mostrar uma alegria que não há. Futebol e torcedores se ganha no campo e com um bom plano de marketing, respeitando acima de tudo as pessoas e os acontecimentos que cercam a nossa sociedade.

É por essas e outras que vai ser difícil essa equipe se tornar o nosso time. Se não respeitam nem as crianças mortas, o que fariam com seus pobres torcedores? Melhor nem pensar nisso agora.

9 comentários:

Henrique/presunt00 disse...

eu acho q vc ta sendo muito radical, mas cada um com sua opnião, neh não.... a eu fui no estadio ontem e só pra botar mais lenha na fogueira, liberaram parte da torcida do santos para se misturar em meio aos americanenses, e se o pessoal fosse apaixonado pelo time teria acontecido uma treta muito mais muito grande, ainda bem que uma torcida respeitou a outra.
parabens pelo texto msm eu nao concordando com ele.
abrassss lemao

Unknown disse...

concordo com o lemao, 1 min de silencio seria o minimo a ser feito, respeito para com os outros é bom.

Denis Russo disse...

Muito bom, mas, não basta o silêncio, é necessário respeito. E taí uma coisa que essa gen(i)talha de empresários, dirigentes e políticos do Americana e de Americana, não tem.

Henrique/presunt00 disse...

acho q ta rolando uma revolta em relação ao Americana, nao que eu morra de amores por ele mas a galera ta cabrera por ele tentar entrar no lugar do nosso Rio Branco, calma ae galera.

SOLO FIT disse...

Achei que o texto ia falar do jogo político envolvendo a vinda do Americana, o desleixo com o Rio Branco, etc...mas ok, culpo minha expectativas, não o texto em si.

Ricardo_pitch disse...

Eu tambem achei uma puta falta de respeito aqueles fogos, na hora comentei até com a minha esposa sobre o ocorrido e até ela ficou com vergonha, se fosse pelo gde amigo do nosso prefeitinho que até nome na praça recebeu garanto que nem 1 minuto seria, seria 10!!!

Anônimo disse...

para vai lemão...grande diferença vai fazer ter um minuto de silencio em um jogo aqui em americana,grande porcaria....esse time é desorganizado mesmo,é time pequeno,vai esperar o que...e não vem falar de rio branco,pq falta de profissionalismo igual,nunca vi...então fica de boa ai e não vá mais aos jogos do americana...

Leandro Lourenço disse...

E você acha mesmo que eu ia pagar 30 reais pra ver esse lixo? TV meu caro Anônimo.

;)

Henrique/presunt00 disse...

o cara fala se acha o tal e nao se identifica huahuahauahuuah sacanagem heim