terça-feira, 5 de julho de 2011

É de mentira. Que pena!

Duas cenas, uma utópica e outra tristemente real, acabaram de me ocorrer.

Cena 1: Na novela Morde & Assopra - não vou ser mais um a dizer que só estava mudando de canal -, durante uma manifestação dos professores, o sargento da polícia deixou a hipocrisia de lado e corajosamente mudou de lado. Ao invés de ficar defendendo o prefeito e sua corja, passou pro lado do povo e fez coro para que o 13º salário fosse devolvido aos professores da cidade.

Cena 2: Em Ribeirão Preto, durante uma reintegração de posse, um policial "arremessa" mulheres pra fora de seus barracos, como quem quer manter a ordem (?) e defendendo os direitos dos donos da terra. Pra eles, foda-se o povo que não tem onde morar. E atitudes assim vindas justamente de policiais, que reclamam tanto - e justamente - por melhores condições de trabalho e melhores salários. Jornal Nacional, logo após a novela não me deixa mentir.

As cenas acima me chamaram a atenção porque eu sempre acreditei que a polícia deveria agir em defesa do povo. Quando tratamos de um assunto que diz respeito a todos, como os desmandos políticos que somos submetidos todos os dias, um polícial deveria se comportar como qualquer outra pessoa, ter sua opinião. Manter a ordem não é proteger canalhas. Esse não é o ofício da polícia, mas é como ela se comporta.

Eduardo Galeano, num de seus textos, cita que certo dia passou a reparar nas pixações das grandes cidades. E numa dessas observações, uma parede lhe disse: "E se houver uma guerra e não for ninguém?"

Seria lindo, não seria? Você acha que os engomadinhos da indústria bélica, da indústria do petróleo e de tantas outras pegariam num fuzil pra combater? Duvído! Eles não são capazes de dar a cara a tapa, como soldadinhos normalmente fazem.

O mesmo poderia acontecer com os policiais. Pra que perder tempo com marcha da maconha? Pra que perder tempo com escoltas de canalhas?

Mas eu sei que tudo isso é viagem, vertigem. E a borrachada quase sempre vem na gente, como eles acham que tem que ser. Afinal, os vagabundos somos nós.

Um comentário:

Henrique/presunt00 disse...

dá tiro em traficante e politico corrupto ninguem dá neh, pq eles nao agem assim com eles também!?